O que você precisa saber sobre o botóx

botóx

A toxina botulínica foi descoberta há mais de um século e é utilizada com fins medicinais desde a década de 80! A ação da toxina acontece nos tecidos musculares, diminuindo o poder de contração do mesmo. Dessa forma, o tecido faz menos força e inibe a formação de rugas!

As rugas são pregas na pele causadas principalmente pelo envelhecimento e, consequentemente, pela perda de tonicidrugasade e elasticidade dos tecidos. Elas podem acontecer na camada superficial ou mesmo nas mais profundas.

Existem pontos específicos onde acontece essa “quebra” na estrutura da pele e inserir pequenas doses da toxina no músculo abaixo dela fará com que a pele fique mais estável. O procedimento clínico é bastante seguro, simples e rápido, além de não precisar de anestesia.

A maioria das pessoas quando pensa em botóx associa o procedimento apenas à estética facial. Entretanto, existem vários outros tratamentos e benefícios que devem ser conhecidos. 

A aplicação do botóx é indicada na odontologia para o tratamento de bruxismo e apertamento, dores de cabeça, cefaléias tencionais, correção do sorriso gengival e assimetrias musculares do sorriso.

Como o botóx pode te ajudar com o bruxismo e apertamento dos dentes? A proteína pode agir no relaxamento da musculatura, diminuindo o potencial de dano que compromete a estética e a mastigação.

Quer saber como a toxina botulínica auxilia no tratamento das dores de cabeça? Muitas dores de cabeça possuem origem muscular. Por isso, a aplicação da proteína pode resultar em grandes benefícios. Antes, entretanto, é importante entender a causa das dores, com o diagnóstico correto.

Quanto ao sorriso gengival, o mesmo ocorre em pacientes que apresentam contração dos músculos que formam o sorriso. A contração excessiva pode expor excessos de gengiva. Isso pode ser facilmente corrigido com a aplicação do botóx. Em muitos casos a utilização do botóx pode eliminar a necessidade de uma cirurgia corretiva!

Quais as contra-indicações para a aplicação do botóx? Não devem fazer o tratamento pacientes gestantes, mães que amamentam, pessoas com doenças autoimunes, com histórico de doenças neuromusculares, alérgicos à proteína do ovo e que estejam fazendo uso de medicamentos com aminoglicosídeo. Todos os fatores de risco devem ser considerados antes da tomada de decisão. Por isso, a escolha de um profissional capacitado para realizar o melhor diagnóstico é fundamental!

Entre os maiores riscos no tratamento com o botóx está o exagero na dosagem e aplicação em regiões erradas, resultando em assimetria. O planejamento clínico é muito importante para evitar que isso aconteça e deve ser avaliado caso a caso.

antes e depois botox

Artistas famosas como Cameron Diaz, Cláudia Raia e Fergie já recorreram à toxina botulínica para ficarem ainda mais belas!

Foto: Getty Images/Divulgação

Quer saber mais sobre como tornar o seu sorriso mais estético? Estamos sempre publicando conteúdos interessantes! Se ainda não nos segue nas mídias sociais, comece agora! Basta clicar nos links abaixo:

Facebook

YouTube

Outra dica interessante, é continuar navegando em nosso site, pois produzimos semanalmente artigos em nosso Blog!

É preciso ter Dom! Dom para cuidar! Dom para sorrir! 😉

Grande abraço e até o próximo artigo!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *