Saúde bucal para diabéticos: tudo o que você precisa saber!

diabetes

O número de pessoas portadoras da diabetes já ultrapassa 250 milhões e está crescendo, pois a cada 10 segundos duas pessoas desenvolvem a doença. É o que diz a Federação Internacional de Diabetes! As estatísticas são supreendentes e, segundo os estudiosos, pelo menos metade das pessoas não sabe que possui a doença!

E a saúde bucal? Em que influencia no quadro e como prevenir complicações? É o que vamos esclarecer para você nesse artigo.

Os diabéticos possuem risco alto de aquisição de problemas bucais, como a gengivite e periodontite! Isso pode acontecer pelos altos níveis de glicose no sangue que ajudam o crescimento das bactérias na boca!

gengiviteA gengivite é uma inflamação da gengiva, causada por placas bacterianas. Trata-se do estágio inicial da doença gengival. Como a gengivite pode não apresentar dor, observar quaisquer sintomas é fundamental, tais como o mau hálito ou gosto ruim na boca, gengiva inchada, sensível, vermelha ou com algum sangramento, pus visível ao redor dos dentes e da gengiva, dentes soltos e gengiva se afastando dos dentes.

A periodontite ocorre com o agravamento do quadro de gengivite! Quando isso acontece, a inflamação (ou até infecção) atinge os ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes, fazendo com que eles fiquem soltos, o que pode ocasionar a perda dos mesmos! A inflamação com o tempo pode destruir os tecidos e ossos e com a complicação do quadro, aumentar a taxa de destruição óssea!

diabetes-e-saude-bucal

Com saúde não se brinca! A prevenção é a melhor opção, pois com o quadro da diabetes, o corpo leva maior tempo para a cicatrização e o controle é essencial !

Mais uma vez a higienização bucal correta é a melhor aliada da prevenção dessas doenças porque um fator de risco são as bactérias! Além disso, o controle glicêmico correto deve ser realizado para evitar outros problemas como úlceras, cáries e aftas.

Quais os cuidados necessários para quem tem diabetes promover a melhor saúde bucal?

1. Controle glicêmico períodico
  2. Visita ao destista a cada 6 meses
  3. Observação atenta aos menores sinais de problemas nas gengivas e dentes, tais como feridas, dor e sangramentos
  4. Higiene bucal adequada com boa escovação após as refeições, uso de fio dental e enxaguante bucal

Para quem usa aparelhos ou prótese a atenção na higiene deve ser redobrada!

Se você é fumante, fazemos um alerta pois, além dos inúmeros riscos associados, você pode ter mais chances de ter uma inflamação gengival!

O relacionamento e parceria com o seu dentista é muito importante para que sejam oferecidas as melhores orientações e tratamentos! O bom profissional ficará atento ao controle metabólico e acompanhamento adequados.