Aparelho Estético
O QUE É?
Os braquetes estéticos surgiram como uma alternativa excelente para pessoas que preferem e precisam de discrição em seu sorriso, o que não seria possível com os braquetes metálicos. Os braquetes estéticos são feitos com materiais que imitam a cor dos dentes, por isso ficam mais discretos e quase imperceptíveis.
QUANDO SE APLICA?
Podem ser usados normalmente para tratar a maioria dos problemas ortodônticos como apinhamento dentário (dentes encavalados), diastemas (dentes com espaços), desalinhamento de dentes, adequação de espaços para realização de estética posterior e abertura de espaço para colocação de implantes.
BENEFÍCIOS
A principal vantagem é a estética, pois proporcionam maior discrição do que o aparelho metálico.
PONTOS DE ATENÇÃO
Para que o tratamento ortodôntico seja bem conduzido, o ortodontista deve ter cuidado na seleção do tipo de braquete estético para que não haja alteração de sua cor durante o tratamento. E existem estudos científicos que mostram que o atrito entre o braquete e o arco é maior no aparelho estético e isso pode interferir em alguns movimentos, aumentando em alguns casos e tempo de tratamento.
ORIENTAÇÕES
O primeiro passo deve ser agendar uma consulta com um dentista especialista em ortodontia para que ele verifique o seu encaixe dentário. Caso esteja indicada a utilização de aparelho fixo, será feito o pedido de documentação ortodôntica, que consiste em radiografias, modelos de gesso e fotos do seu rosto e de seus dentes. Geralmente estes exames são feitos em clínicas radiológicas. Assim que os exames estejam na mão do ortodontista, ele vai fazer o diagnóstico e planejamento do seu caso e poderá responder com exatidão se este aparelho está indicado para você e quanto tempo de tratamento será necessário.