Extração de Dentes do Siso

O QUE É?

Os dentes do siso são conhecidos popularmente como os "dentes do juízo"! Isso porque são os últimos dentes a se desenvolver, sendo observados geralmente entre 16 e 20 anos de idade.

Os dentes do siso são os últimos dentes molares da arcada dentária.

Com a evolução dos padrões alimentares nos últimos séculos, com comidas mais cozidas e pastosas, o ser humano foi se adaptando e muitas pessoas já nascem sem o germe do dente. Ou seja, não apresentarão os dentes do siso ou podem ter apenas alguns. Em outros casos, os dentes sisos ficam escondidos sob a gengiva e só são identificados com uma radiografia.

A extração do dente do siso é um procedimento cirúrgico com uso de anestesia para retirada do dente, podendo acontecer quando ele nasce ou mesmo antes!

QUANDO SE APLICA?

Como os dentes do siso são os últimos a aparecerem, geralmente não existe espaço suficiente na boca para acomodá-los. Como consequência, eles podem não nascer e provocar uma inflamação, inchaço ou dor. Em outros casos, podem procurar por outro espaço para se acomodarem, como entre outros dentes.

A cirurgia para extração dos dentes do siso é necessária após ou antes tratamento ortodôntico com aparelho dentário, em casos de dor na região ou mesmo preventivamente para cistos, doença periodontal, perda óssea, problemas de oclusão, processos inflamatórios e infecciosos.

A extração do dente do siso é um procedimento utilizado em 99% dos pacientes que possui o dente, visto que ele quase nunca tem indicação de manutenção!

BENEFÍCIOS

A retirada dos terceiros molares podem prevenir possíveis problemas com o seu desenvolvimento. No caso do siso, você não deve esperar ter uma pericoronarite ou doença periodontal para depois fazer a cirurgia.

Com o procedimento, o risco de inflamação e de os dentes "empurrarem" os demais, prejudicando a arcada quanto à função da mastigação ou estética, será eliminado!

PONTOS DE ATENÇÃO

• A avaliação do estado geral de saúde do paciente, assim como radiográficas, são sempre necessárias antes da cirurgia!
  • Você não deve aguardar a dor de dente para conversar com o seu dentista. Evite problemas!

ORIENTAÇÕES

O seu dentista saberá informar a melhor época para fazer a cirurgia, pois com o passar do tempo e a idade avançada o osso vai se tornando mais calcificado e o processo reparatório mais lento, dificultando o pós cirúrgico.

PROGRAMA DOM DE SORRIR