Clareamento dental: a busca por um sorriso mais branco!

A alteração de cor é um dos problemas estéticos mais comuns em Odontologia e a busca por um sorriso mais branco têm aumentado cada vez mais pelos pacientes.

O Cirurgião Dentista por meio de uma entrevista e exame clínico detalhado consegue identificar as causas da alteração de cor e, então, propor um tratamento específico para cada caso. Os procedimentos envolvidos incluem: clareamento dental, facetas estéticas e coroas totais em resina ou porcelana.

Diante da grande procura pelo clareamento dental, o artigo de hoje tem como objetivo esclarecer as principais dúvidas em relação ao tratamento. Então vamos lá!

1. Quais as principais causas do escurecimento dental?

Higiene oral deficiente.

O acúmulo de placa bacteriana pode deixar a superfície dental mais porosa e pigmentada. Além de causar manchas, as ações das bactérias podem resultar em cáries, gengivite e periodontite. Por isso a importância de realizar uma boa escovação após as refeições e uma limpeza profissional a cada seis meses.

–  Consumo de alimentos e bebidas com corantes.

Evite o consumo excessivo de açaí, café, chás, refrigerantes, chocolate, molho tipo shoyo, etc. Esses alimentos podem causar manchas extrínsecas aos dentes, pigmentando-os.

– Idade

Com o processo natural de envelhecimento e deposição constante de dentina, os dentes podem adquirir uma coloração mais amarelada.

– Trauma

O escurecimento dental após um trauma pode indicar a morte da polpa. Acontece que com a ruptura do suprimento sanguíneo e decomposição do tecido pulpar, essa alteração de cor pode ocorrer. Uma vez diagnosticado a necrose pulpar, o tratamento endodôntico é indicado e resolução estética pode envolver também o clareamento interno.

1. Devo usar cremes dentais clareadores?

Há atualmente no mercado os chamados “over-the-counter”, “além do balcão

que são vendidos como cosméticos. Destacamos os cremes dentais e enxaguantes bucais clareadores.  Estes produtos contem peróxido de hidrogênios ou de carbamida em baixas concentrações, e seu uso sem supervisão e por longos períodos podem trazer prejuízos à saúde bucal. Os cremes dentais clareadores possuem, ainda, abrasivos que removem as manchas externas ao dente e alguns efeitos colaterais como sensibilidade e abrasão do esmalte dentário podem ser observados. Procure sempre a orientação do seu Dentista!

1. Quais os métodos eficazes de clareamento dental?

Clareamento de consultório.

Neste procedimento, isola-se o dente do meio bucal, aplicando em seguida o agente clareador de alta concentração. Na maioria dos casos, em apenas uma sessão já conseguimos ver os resultado de dentes mais claros.

Clareamento caseiro supervisionado.

Neste método, o Dentista confecciona uma moldeira individual e indica o uso com um gel clareado, por um certo tempo determinado.

Sabe-se que a associação das duas técnicas dão um resultado mais satisfatório e duradouro! A sessão de consultório permite um clareamento mais rápido inicialmente, desmineralizando parcialmente o esmalte dentário e aumentando a sua permeabilidade. O uso das moldeiras em casa com o gel em menor concentração, por sua vez, irá garantir um clareamento mais profundo e, portanto, mais duradouro.

1. Qual o tempo do para clarear os dentes?

O tempo de tratamento depende de cada caso clínico, da escolha do agente

clareador e da técnica escolhida.

1. Após o clareamento, qual a duração do resultado?

A manutenção do clareamento dental é indicada entre 1 ou 2 anos após o primeiro procedimento, dependendo de seus hábitos e higiene bucal. O custo-benefício é maior realizando a manutenção!

1. Quais cuidados devo ter durante o tratamento?

Para potencializar os resultados e evitar desconfortos, o paciente deve evitar  a

ingestão de alimentos com corantes naturais e industrializados como molho de tomate, suco de uva e refrigerante; além de alimentos cítricos.

1. O clareamento dental causa sensibilidade?

O paciente pode até sentir certa sensibilidade ao frio durante o tratamento. Mas há atualmente diversas terapias que o profissional pode fazer uso para controle da sensibilidade tal como aplicação de dessensibilizantes previamente ao tratamento e recomendação de cremes dentais específicos.

Têm dúvidas e interesse no tratamento? Procure nossa equipe! Será um prazer ajudá-lo a conseguir um sorriso mais estético e saudável!