40% da população sofre com o mau hálito e, embora não seja uma doença, o mau hálito é um sintoma de que algo não vai bem no organismo! Por isso, não podemos ignorar sua presença! Vamos falar disso? 😉
Quem nunca passou por uma situação constrangedora quando o assunto é mau hálito? São diversas histórias que podemos compartilhar, seja quando somos as “vítimas” ou mesmo os “ofensores”. Não é verdade? Nem mesmo o dentista está livre do mau-hálito!
“É normal ter mau-hálito em alguns momentos, como ao acordar. O mau hálito vira um problema quando ele se prolonga durante o dia”. – Dra. Raquel Hussne, Ortodontista
Com a primeira refeição, seguida da limpeza dos dentes, gengiva e língua, o mau odor desaparece. Mas e quando isso não acontece?
90% das ocorrências do problema tem origem na boca! Isso mesmo! Por isso, o dentista é o seu maior aliado. Mas não se engane! O tratamento deve ser uma parceria entre você e o dentista. Cada um precisa fazer a sua parte!
8 Dicas para combater o mau hálito
1. Capriche na higiene bucal
A escovação correta dos dentes e língua, após as refeições, com uso de escova de dentes apropriada e fio dental combatem o mau hálito. Isso porque uma das causas é a presença de resíduos de alimentos nos dentes.
Além disso, mais uma vilã é a existência de placa bacteriana no fundo da língua, que pode ser esbranquiçada ou amarelada. Por isso, escovar a língua deve fazer parte do hábito de higiene.
2. Após a última escovação do dia, faça uso de enxaguante bucal
Você deve bochechar o enxaguante por 1 minuto. Mas atenção: Faça uso de soluções sem álcool!
3. Beba bastante água
Beber água faz bem para a saúde e ainda é uma grande aliada, pois o ressecamento da boca também pode causar do mau hálito.
4. Faça refeições regulares e evite jejum prolongado
5. Tenha cuidado com alguns alimentos
- Alimentos com alto teor de proteína e gordura animal. (Exemplos: salame, mortadela)
- Alimentos com altor teor de enxofre. (Exemplos: Repolho, alho e cebola crus)
- Excesso de café.
- Excesso de bebidas alcoólicas
6. Controle o estresse e o nervosismo
O estresse e o nervosismo são causas do mau-hálito, pois o fator emocional tem ligação direta com a diminuição ou mesmo interrupção do fluxo salivar!
Você pode controlar o nível de estresse com alimentação saudável, exercícios físicos regulares e rotina de lazer e relaxamento!
7. Atenção à saúde geral
Mantenha o nível de glicemia dentro da normalidade e o bom funcionamento do intestino, estômago e rins!
8. Faça limpeza profissional
Consulte o seu dentista a cada 6 meses para check-up e limpeza. Além de cuidar do mau hálito, você estará evitando a presença da gengivite e periodontite!
Para finalizar, reforçamos que é fundamental determinar a causa do mau odor na boca para a realização do tratamento correto! 😉
Para receber mais dicas e garantir um sorriso saudável, basta clicar na imagem e começar a fazer parte de uma lista especial!
Grande abraço a todos e até o próximo artigo! <3