Aparelho Lingual

Muitas pessoas precisam fazer o tratamento ortodôntico por questões estéticas (dentes tortos) e/ou funcionais. Afinal, ter um sorriso bonito abre muitas portas e a má oclusão é uma doença que precisa ser tratada!
A oclusão é a maneira que os dentes de cima se relacionam com os dentes de baixo com a boca fechada, quando você está comendo ou mesmo falando. Quando não existe uma harmonia, chamamos de má oclusão.
São sintomas da má oclusão o desgaste dos dentes, perda de um ou mais dentes por perda óssea ou fratura, retração da gengiva com desconforto ao ingerir alimentos frios e doces, dores de cabeça, zumbido nos ouvidos, problemas na articulação, entre outros.
Para a má oclusão ou dentes tortos o uso do aparelho fixo é uma das opções mais indicadas.
No Brasil, 60% das pessoas que precisam do tratamento possui mais de 30 anos de idade e a maioria das pessoas sente-se desconfortável com a aparência do sorriso "metalizado" podendo adiar a decisão ou mesmo desistir do tratamento.
Graças à evolução da odontologia, vários tratamentos estéticos hoje são possíveis e uma opção para quem precisa fazer uso dos aparelhos sem que as demais pessoas percebam é o aparelho lingual!
O QUE É?
O aparelho lingual faz uso da técnica ortodôntica em que o aparelho fixo é colado na face interna dos dentes, ou seja, na face dos dentes que fica voltada para a língua. Daí o nome Ortodontia Lingual e Aparelho Ortodôntico Lingual.
Os braquetes linguais têm um design totalmente diferente que vem sendo desenvolvido há muito tempo, já tendo passado por várias gerações.
QUANDO SE APLICA?
O aparelho lingual pode ser usado para tratar a maioria dos problemas ortodônticos. Seu objetivo é corrigir a posição dos dentes com discrição e conforto durante o tratamento. Como os demais aparelhos ortodônticos, busca resolver os problemas estéticos e funcionais da forma mais discreta possível para o paciente.
Para os esportistas pode ser uma boa opção para evitar riscos de cortar os lábios durante a prática do esporte. Para profissionais que trabalham com a imagem, pode ser a melhor opção!
BENEFÍCIOS
A principal vantagem é estética, pois como os braquetes são colados atrás dos dentes, ficam praticamente invisíveis e ninguém percebe que você faz tratamento ortodôntico.
Apesar do acúmulo de resíduos durante as refeições ser igual em todas as técnicas, no lingual eles não aparecem e o usuário se sente mais seguro para conversar durante um almoço de negócios, por exemplo.
PONTOS DE ATENÇÃO
A técnica de colagem dos braquetes é bem mais complexa e exige fase laboratorial e capacitação adequada.
Como os arcos precisam ser personalizados, exigindo grande habilidade do ortodontista, você deve procurar por um profissional de qualidade!
ORIENTAÇÕES
- Agende uma consulta com um dentista especialista em ortodontia para que ele verifique o seu encaixe dentário.
- Caso esteja indicada a utilização de aparelho fixo, será feito o pedido de documentação ortodôntica, que consiste em radiografias, modelos de gesso e fotos do seu rosto e de seus dentes. Geralmente estes exames são feitos em clínicas radiológicas.
- Assim que os exames estejam na mão do ortodontista, ele vai fazer o diagnóstico e planejamento do seu caso e poderá responder com exatidão se este aparelho está indicado para você e a previsão de tempo necessário para o tratamento.