Quem não quer ter os dentes bonitos e branquinhos, daqueles que são mostrados em propagandas relacionadas às pastas dentais e enxaguantes bucais? Mas você sabia que existem dicas práticas que podem ajudá-lo a alcançar esse objetivo? É exatamente por isso que escrevemos esse artigo para você!
Dica 1: Promova uma boa higiene bucal
O que é uma boa higiene bucal? A boa higiene bucal deixa seus dentes livres de resíduos alimentares, promove um bom hálito e ainda não interfere na saúde da sua gengiva! Para isso, você deve saber como escolher a melhor escova e pasta de dentes e fazer uso correto do fio dental.
Ainda que existam vários tratamentos no mercado, o primeiro passo deve ser dado por você, com bons hábitos de higiene.
Qual a melhor escovas de dentes? Escolha as cerdas macias, retas e de tamanho pequeno.
Qual a melhor pasta dental? Uma boa opção são as pastas com manipulação sem flúor. Você também pode escolher o gel, caso tenha alto grau de sensibilidade.
Por que usar o fio dental? Os fios removem a placa bateriana e os alimentos onde a escova não consegue chegar, proporcionando a melhor limpeza e contribuindo com a prevenção à gengivite e cáries.
Leia mais:
Saiba qual a melhor escova de dentes.
Saiba por que e como usar o fio dental!
Dentes sensíveis: o que devo fazer?
Dica 2: Evite alimentos quem mancham os dentes
Alguns alimentos podem manchar os dentes, quando encontram o esmalte desgastado, aderindo-se a porosidade e afetando a cor do seu sorriso.
Alimentos que você deve evitar:
- Café
- Chá
- Açaí
- Molho de soja (shoyu)
- Vinho tinto
- Suco de uva
- Refrigerantes
Dica 3: Faça check-ups periódicos
É recomendável consultar ao dentista de 6 em 6 meses para realizar a limpeza dos dentes e o check-up bucal.
O que é a limpeza dos dentes? A limpeza dental realizada por um profissional é indicada para todas as idades, pois a visita ao consultório poderá detectar a presença de tártaro e cáries. O procedimento consiste em remover placas e tártaro sobre os dentes por meio de pasta profilática, escovas rotatórias e instrumentos odontológicos.
Como parte do check-up, alguns exames podem ser requeridos para o melhor monitoramento da saúde. Ao acompanhamento metabólico, chamamos de Fisiologia Hormonal. Apesar da grande importância, poucos consultórios odontológicos oferecem o serviço especializado.
Dica 4: Recorra aos tratamentos odontológicos
Mesmo praticando as 3 dicas anteriores, você pode querer recorrer a outros tratamentos para ficar ainda mais bonito (a). Antes de tudo, queremos incentivá-lo (la) a buscar aquele sorrisão dentro de você e nos inspiramos em um texto compartilhado por um pensador de nome Caio Martins.
Seu Sorriso, o mais belo, mais perfeito, o mais lindo que vi.
É como uma estrela brilhando bem forte em um céu chuvoso.
Em dias tristes parece uma poção magica de alegria .
Amo-te mais que o normal quando vejo o seu sorriso.
Lembre-se que a decisão de ter um sorriso perfeito, começa dentro de você! 😉
Ainda assim, podemos ajudar! Vamos aos tratamentos?
Para corrigir a posição dos dentes, você pode recorrer aos aparelhos ortodônticos. Hoje, existem muitas opções que tornarão o tratamento quase imperceptível, caso se preocupe com o processo do tratamento. Dentre as opções, existe o aparelho lingual, estético e autoligado. A melhor escolha dependerá das suas expectativas e necessidades.
Leia mais sobre cada aparelho dentário:
Se deseja resolver problemas relacionados à raízes expostas, falta de simetria, excesso ou falta de gengiva, você precisa saber mais sobre a cirurgia plástica gengival!
Para dentes mais brancos, o clareamento dental é uma ótima opção!
Tamanho dos dentes, formato, volume e cor? Existem duas opções: Lentes de Contato e Facetas!
Perdeu algum dente? Implante ou prótese são possibilidades!
Existem ainda vários outros tratamentos que proporcionarão um sorriso mais completo, incluindo toda a estética facial. Se quer saber mais, acesse nossas páginas de tratamentos e encontrará conteúdo vasto. Outra possibilidade é acompanhar a Dom nas mídias sociais. Estamos no FACEBOOK e no YOUTUBE!
Um grande abraço e muitos sorrisos! =D
Interessante.
Ficamos felizes que tenha gostado Bruno! 🙂