Controle Metabólico

O QUE É?

O corpo humano é composto por inúmeras substâncias! Essas substâncias sofrem transformações que são responsáveis por promover o crescimento e funcionamento do organismo, além de produzir energia vital! Ao conjunto dessas ações, dá-se o nome de metabolismo!

O Controle Metabólico consiste na realização periódica de exames de sangue para analisar como estão os hormônios, vitaminas e minerais. Dessa forma, é possível identificar as insuficiências no organismo, assim como repor e restabelecer as funções metabólicas necessárias.

O metabolismo pode ser abordado por várias especialidades. Cada profissional terá uma missão diferenciada no controle metabólico. Para o dentista, o procedimento faz parte da odontologia preventiva e pode ter resultados em todas as áreas do corpo, apesar do foco ser o metabolismo gengival, metabolismo ósseo e sistema imunológico da face. Para esses casos, o dentista especializado nos processos metabólicos terá uma visão diferenciada.

Após entender a história do paciente, o dentista irá solicitar a realização dos exames para a avaliação completa dos resultados, de forma personalizada. Podem fazer parte do protocolo exames como testosterona, progesterona, cortisol, T3 e T4 livre, prolactina, colesterol, glicemia, vitamina B, entre várias outras possibilidades. O profissional poderá então propor tratamento para resolver quaisquer desequilíbrios identificados e passará a acompanhar periodicamente os resultados, orientando quanto aos melhores procedimentos a serem adotados!

QUANDO SE APLICA?

O controle metabólico é uma boa prática e deve ser feito por todos os pacientes que queiram uma odontologia preventiva. Afinal, com ele é possível prevenir doenças periodontais e bucais! É uma ótima dica para quem quer ter dentes fortes e saudáveis!

O controle também pode ser utilizado como avaliação prévia em tratamentos cirúrgicos que dependam do metabolismo ósseo, quando já instauradas doenças periodontais como periodontite e gengivite. A prática é importante ainda em tratamentos diretamente relacionados aos movimentos na estrutura óssea.

BENEFÍCIOS

Saber como está a situação dos seus hormônios, vitaminas e minerais possibilitará o controle e a promoção do equilíbrio dos mesmos em seu organismo!

Dentre os benefícios de fazer o controle metabólico, estão:

• Qualidade de vida
  • Longevidade
  • Prevenção e manutenção da saúde bucal

Leia o artigo 3 motivos para monitorar seu metabolismo a partir de hoje!

PONTOS DE ATENÇÃO

Como ponto de atenção é importante citar a necessidade do seu dentista aderir a avaliação como rotina, quando identificados riscos durante algum tratamento odontológico. Fazendo isso, será possível potencializar os resultados pretendidos e prevenir o aparecimento de doenças periodontais e perda óssea alveolar.

Outro ponto importante é o fato de o controle possibilitar identificar a causa de muitos problemas em tratamentos odontológicos como a perda de implantes, por exemplo. Como nem todos os dentistas realizam o controle metabólico, muitas vezes não se descobre os motivos reais de insucesso de tratamentos relacionados às desordens metabólicas!

ORIENTAÇÕES

É importante incluir o controle metabólico no check-up de saúde.

Como a prática de uma odontologia preventiva ainda não é adotada por todos os profissionais, é muito importante que você esteja atento e converse com o seu dentista esclarecendo todas as suas dúvidas!

Se desejar enviar uma mensagem e esclarecer algum ponto, FALE CONOSCO!

PROGRAMA DOM DE SORRIR

marca sorriso saudavel