Resultado Ortodôntico: uma parceria entre dentista e cliente!

Você sabia que existem duas fases no tratamento ortodôntico? Tem receio de após o uso do aparelho seus dentes voltem ao espaço anterior ao tratamento? Acha que não é necessário usar aparelho móvel? Nesse artigo, vamos esclarecer de uma vez por todas tudo o que você precisa saber para garantir o melhor resultado, quando o assunto é ortodontia!

Antes de tudo, é preciso entender o que é oclusão dentária!

A oclusão dentária é o contato dos dentes superiores com os inferiores ao fechar a boca. Qualquer alteração nesse processo é chamada de má oclusão dentária, que pode causar danos nas estruturas como dentes, gengivas, músculos, ossos, ligamentos e articulações!

Por isso, é tão importante cuidar do posicionamento dos dentes!

A má oclusão é uma doença que precisa ser acompanhada pelo profissional adequado e o especialista mais indicado é o ortodontista!

O tratamento ortodôntico é composto por duas fases:

  • Tratamento ativo: com o uso de aparelho fixo, com duração de 1 a 3 anos em média.
  • Tratamento passivo: acompanhamento após a retirada do aparelho.

Vamos entender melhor o tratamento passivo?

Após a retirada do aparelho fixo, a tendência natural dos dentes é tentar voltar ao posicionamento em que se encontravam no período anterior à colocação do aparelho. Por isso, é indicado que logo após a retirada do fixo, no mesmo dia, seja colocada a contenção!

O que é contenção ortodôntica?

Contenção significa algo que faz com que uma situação seja contida, ou seja, reprimida. Este é o significado que encontrará nos dicionários! Por isso, fala-se em contenção de despesas, contenção de água, entre tantos outros exemplos.

Com a contenção ortodôntica, busca-se conservar os dentes na posição em que se encontra após a retirada do aparelho fixo. Para isso, são utilizados dois artefatos: o aparelho móvel na arcada superior, que chamamos de contenção móvel, e um fio colado nas costas dos dentes de baixo, a contenção fixa.

A contenção ortodôntica é necessária porque o tratamento não garante que os dentes fiquem na mesma posição para o resto da vida. Afinal, os dentes não são colados no osso. Eles continuam se movimentando com a mastigação e fala.

Quais etapas devo seguir após retirar o aparelho fixo?

Na Dom Odontologia, temos o compromisso de seguir o protocolo de segurança para garantir os melhores resultados!

Nos primeiros seis meses após a retirada do aparelho fixo, você deverá utilizar as contenções, móvel e fixa, durante 24 horas. Sendo assim, o aparelho móvel só deve ser removido para a alimentação e escovação dos dentes. Durante esse período, é fundamental continuar as visitas ao dentista, que avaliará se não houve qualquer alteração.

Após os seis meses, você deve continuar utilizando as contenções, sendo necessário fazer uso do aparelho móvel apenas para dormir. Durante essa etapa, a avaliação ortodôntica continua sendo essencial.

Somente após um ano de acompanhamento, o cliente receberá alta do tratamento, desde que tudo esteja bem.

Quais procedimentos são realizados na consulta?

  • Ajuste do aparelho móvel
  • Avaliação da contenção inferior
  • Verificação dos movimentos que interferem na mastigação

Quais cuidados devo ter com o aparelho móvel?

  • Retirar o aparelho para alimentar
  • Guardar a contenção sempre no estojo apropriado
  • Escovar os dentes e aparelho antes de retorná-lo à boca
  • Não consumir bebidas com o aparelho. Somente água é permitido!
  • Eliminar mau hábitos que possam colocar em risco o posicionamento dos dentes, como roer unhas ou morder canetas e lápis
  • Não faltar às consultas de controle e ajustes no aparelho de contenção

30% das pessoas que fizeram o tratamento ortodôntico voltam a procurar o ortodontista para novo tratamento por acharem que o período de contenção não era tão importante! Por isso, muita atenção!

Outro fator de risco que deve ser avaliado pelo seu ortodontista é a extração dos dentes do siso. Você pode entender mais, clicando AQUI.

Para finalizar, reforçamos que o resultado de sucesso é proporcional ao seu comprometimento com o tratamento, que será fruto de uma parceria entre você e o seu dentista! 😉

Se quiser receber mais dicas sobre estética, clique na imagem e cadastre seu e-mail!

Caso tenha ficado quaisquer dúvidas, entre em contato com a gente! FALE CONOSCO!

Um grande abraço e até o próximo artigo! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *