Muito falamos sobre a importância da higienização correta dos dentes para a saúde bucal. Mas quando procurar o dentista para a limpeza profissional ou mesmo raspagem? Em que consiste cada procedimento e qual a sua importância?
Os cuidados diários na higienização bucal com a escovação após o consumo de alimentos e uso de fio dental são fundamentais para evitar doenças e mesmo desconfortos causados pelo mau hálito. Ainda assim, é recomendável visitar o dentista a cada 6 meses para realizar o check-up e limpeza profissional. Por que isso é necessário?
A visita ao dentista possibilitará a limpeza profissional e a prevenção de doenças periodontais. Na ocasião, será realizada avaliação cuidadosa das condições dos seus dentes e gengiva, se há alguma inflamação, por exemplo, e em que grau ela se encontra para que sejam realizados os procedimentos adequados.
Na Dom Odontologia, a limpeza profissional é realizada com uma pasta e escova motorizada própria, jato de bicarbonato e uso de ultrassom para retirada do tátaro em uma única consulta!
Com a consulta, será possível avaliar ainda a necessidade da raspagem dental para remoção do tártaro e placa bacteriana. Antes de falarmos da raspagem, vamos entender mais sobre o tártaro?
O que é tártaro e como ele se forma
O tártaro pode ser encontrado nos dentes, na margem da gengiva, sendo identificado visivelmente como uma camada amarela ou marrom. O surgimento do tártaro indica que alguma coisa não está boa na higiene bucal!
Os resíduos, que ficam nos dentes quando não há uma escovação correta, misturados à saliva podem formar uma camada viscosa, principalmente na base dos dentes. As bactérias presentes naturalmente na boca grudam nessa camada e começam a se alimentar e se multiplicar, formando o que chamamos de placa bacteriana.
A placa bacteriana pode ser removida na escovação.Caso você não escove os seus dentes corretamente, entretanto, a placa bacteriana dará lugar ao tártaro, a partir de reações químicas que acontecerão na sua boca.
O acúmulo excessivo dessa camada calcificada, o tártaro, pode pressionar e irritar a gengiva culminando em doenças periodontais. Daí a importância da prevenção!
O que é raspagem dental?
Primeiramente é preciso entender a gravidade do cenário para que seja escolhido o melhor procedimento a ser adotado, o que deve ser feito pelo profissional dentista.
Grau I: Há leve sangramento nas gengivas e tártaro nos dentes.
Para os casos de grau I, é feita raspagem manual para retirada do tártaro e placa bacteriana dos dentes e entre a gengiva e dentes.
Grau II: Há sangramento médio e infecção.
Para esses casos, é feita a raspagem manual para a retirada do tártaro e placa bacteriana dos dentes tanto na coroa, quanto na raiz. Com a raspagem da raiz do dente a inflamação que afeta a gengiva é reduzida e a raiz fica lisa. Assim, qualquer saliência que possa acumular placa bacteriana será evitada.
Grau III: Há diagnóstico de grandes sangramentos na gengiva, tártaro nos dentes e reabsorção óssea.
Quando observado grau III, é feita a raspagem manual para a retirada do tártaro e placa bacteriana entre os dentes e um pouco para dentro da gengiva.
Benefícios da raspagem nos dentes:
- Gengivas saudáveis e sem reabsorção óssea
- Remover placa bacteriana ou tártaro
- Impedir doenças que podem levar à perda dos dentes
- Diminuir o risco de ter gengivite e de infecções bucais
- Prevenir e manter a saúde dos tecidos em volta dos dentes
Sintomas dos problemas gengivais:
- Gengivas sensíveis ou moles
- Alteração na cor das gengivas
- Gengivas inchadas ou inflamadas
- Gengivas secas ou brilhantes
- Afastamento das gengivas dos dentes
- Dor ou ardência
- Sangramento
Agora que você já sabe da importância da visita regular ao dentista, ao apresentar quaisquer sintomas, agende sua consulta e garanta a sua saúde bucal! 😉
Para receber mais dicas e garantir um sorriso saudável, basta clicar na imagem e começar a fazer parte de uma lista especial!
Grande abraço a todos e até o próximo artigo! <3