3 motivos para monitorar seu metabolismo a partir de hoje!

Controle metabólico

Cada vez mais a busca por saúde e melhores hábitos ganha espaço. A previsão para o setor de alimentos saudáveis é de crescimento de até 50% no período que compreende 2015 e 2019! O número surpreende com o cenário da crise econômica nacional. O fato é que hoje as pessoas querem viver mais e melhor!

A tendência e incentivo à vida saudável ganha mais adeptos e grande repercussão nas mídias sociais com blogueiras e youtubers famosas, como Gabriela Pugliesi, Bella Falconi, Carol Buffara e tantas outras!

Algumas práticas também tem crescido, como o consumo de alimentos orgânicos, vegetarianismo, atividades físicas, aulas de Ypiramide alimentaroga e meditação! Trata-se de um movimento mundial para viver bem! E quem não quer isso?

Quando se fala em saúde geral, muitas vezes a saúde bucal não é associada ao assunto.

O dentista é tido como o profissional que irá falar sobre os açúcares, fumo, mastigação de chicletes, alimentação saudável, higienização e demais implicações para a saúde dos dentes! Todos esses temas são importantes e não devem ser esquecidos. Mas será que a odontologia pode contribuir com mais?

CONTROLE METABÓLICO: Do que se trata?

normal_1065vitamincPara se manter vivo, o organismo possui diversos sistemas, tais como o respiratório, nervoso, endócrino, entre outros. Cada sistema possui órgãos, que por sua vez são constituídos de células.

As células passam por inúmeras reações bioquímicas, que constroem ou desconstroem moléculas. A este processo dá-se o nome de metabolismo!

Como resultado do metabolismo, o organismo humano consegue crescer, funcionar e produzir energia vital!

O Controle Metabólico consiste em avaliar e acompanhar os hormônios, vitaminas e minerais buscando equilibrá-los no organismo!

Em tempo em que a saúde ganha uma consciência maior, não se pode negar a discussão quanto ao tema e práticas diferenciadas! Uma das missões da Dom Odontologia é promover a odontologia preventiva para mais sorrisos saudáveis! Por isso, queremos dar 3 motivos para que você comece a fazer o seu controle metabólico!

motivo 1:  MANTER A SAÚDE BUCAL

Na odontologia, o controle metabólico tem como objetivo principal promover a saúde bucal, fortalecendo:

  • metabolismo ósseo e gengival (periodontia)
  • sistema imunológico. 

Como exemplo, pode-se citar a prevenção à periodontite, principal causa da perda de dentes em adulto. A doença é caracterizada pela perda lenta e/ou moderada do osso alveolar. Por isso, quanto mais forte estiverem os ossos, mais lenta será a sua progressão.

Além da correta higienização, ter conhecimento da situação da vitamina D no organismo fará total diferença para o paciente com periodontite. Afinal, a deficiência dessa vitamina pode alterar o metabolismo ósseo.

estagios-periodontite

motivo 2: QUALIDADE DE VIDA

Você já ouviu falar como os hormônios podem alterar o humor de uma pessoa? Que as mulheres na menopausa não conseguem suportar o calor e precisam repor os hormônios? Que falta de melatonina pode afetar o sono? Que a falta de vitaminas no organismo pode causar enxaqueca, anemia, depressão, estresse, infertilidade, entre outras doenças? E que o excesso de cálcio no corpo pode causar cálculos renais?

Por esses e muitos outros fatores, fazer a avaliação metabólica e monitorar as vitaminas, minerais e hormônios no corpo fará com que você tenha uma melhor qualidade de vida! O Controle metabólico com o enfoque odontológico é muito importante, pois cada especialista solicitará a avaliação dos itens relacionados à sua área de atuação, podendo deixar de serem averiguados itens importantes para a saúde bucal!

motivo 3: LONGEVIDADE

Para a longevidade não resta dúvida! Se o controle metabólico fortalece seu sistema imunológico, além de viver melhor, você viverá mais!

Não deixe para depois, faça o seu controle metabólico! A saúde começa pela boca! 😉

Grande abraço e até o próximo artigo!

 

 


Quer saber mais como ter um sorriso saudável?

Acompanhe os artigos em nosso BLOG, curta e acompanhe a página oficial da Dom no FACEBOOK e no YOUTUBE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *