O tártaro evitado com o uso do fio dental

B_06.07.2016_fio dental

Já pensou na quantidade de objetos que faz uso em sua rotina e pode ajudar você? O fio dental é um deles!

Escovar os dentes faz parte da higiene pessoal que deve acontecer diariamente após as refeições para evitar doenças bucais. O que muita gente não sabe é que o fio dental é uma etapa da escovação!

Como surgiu o fio dental?

Não se pode dizer ao certo como o fio surgiu. É sabido, entretanto, que em 1815 o dentista de Nova Orleans chamado Levi Spear Parmly passou a recomendar a seus pacientes o uso de um fio de seda que ele mesmo havia inventado para potencializar a escovação, motivo de ser considerado o grande inventor do objeto.

O fio dental passou a ser produzido em larga escala muitos anos depois, na década de 80, e em 1898 a empresa Johnson & Johnson requereu e conseguiu a patente da invenção!

A importância do fio dental

Na maioria das vezes a escova não consegue remover todos os resíduos, principalmente entre os dentes, havendo a necessidade do uso do fio dental.

Quando deixamos resíduos nos dentes, corremos o risco de aumentar a placa bacteriana, ter mau hálito, cáries, tártaro e até mesmo doenças da gengiva!

O que é tártaro e como ele se forma

O tártaro pode ser encontrado nos dentes, na margem da gengiva, sendo identificado visivelmente como uma camada amarela ou marrom. O surgimento do tártaro indica que alguma coisa não está boa na higiene bucal!

tártaro nos dentes

Os resíduos, que ficam nos dentes quando não há uma escovação correta, misturados à saliva podem formar uma camada viscosa, principalmente na base dos dentes. As bactérias presentes naturalmente na boca grudam nessa camada e começam a se alimentar e se multiplicar, formando o que chamamos de placa bacteriana.

A placa bacteriana pode ser removida na escovação. Caso você não escove os seus dentes corretamente, entretanto, a placa bacteriana dará lugar ao tártaro, a partir de reações químicas que acontecerão na sua boca.

O acúmulo excessivo dessa camada calcificada, o tártaro, pode pressionar e irritar a gengiva culminando em doenças periodontais. Daí a importância da prevenção!

Como evitar o tártaro

Somente a escovação correta com o uso do fio dental pode reduzir a formação da placa bacteriana e do tártaro!

Recomenda-se, ainda, a visita preventiva ao consultório odontológico a cada 6 meses para check-up e limpeza profissional.

Como usar o fio dental

  1. Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos.
  2. Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes.
  3. Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival.
  4. Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo.
  5. Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes.

No vídeo, o Dr. Alysson Correa demonstra de forma simples como usar corretamente o fio na escovação.

imagem video fio dental

Se mesmo com todas as explicações a ideia não agradar, saiba que fazer uso do fio pelo menos uma vez ao dia, preferencialmente após o jantar, já ajuda a minimizar o acumulo de resíduos. 😉

Como remover o tártaro dental

O tártaro dental só pode ser removido pelo dentista que faz uso de ferramentas e técnicas próprias!

programa-sorriso-marca-saudavel

Para receber mais dicas e garantir um sorriso saudável, basta clicar na imagem e começar a fazer parte de uma lista especial!

Grande abraço a todos e até o próximo artigo! <3

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *