Botox ou Preenchimento? Entenda as diferenças.

Preenchimento facial ou botóx

Cada vez mais os tratamentos estéticos são procurados em clínicas e mesmo pesquisas na internet. Na era da informação digital, a maioria das pessoas chega aos consultórios bombardeada de informações. Não é verdade? Quem nunca ouviu a expressão “Doutor Google”?

Nesse artigo, vamos conversar sobre as maiores dúvidas dos nossos pacientes quando o assunto é: Botóx ou Preenchimento Facial? E agora?!

Vamos entender o significado de cada um?

Sabe quando uma marca se destaca e o produto acaba sendo reconhecido pelo nome da marca? Casos como Bom Bril (esponja de lã de aço), Chiclete (goma de mascar), Band-Aid (curativos adesivos) e vários outros ilustram essa situação. O Botox é um deles!

O Botox passou a ser o nome mais conhecido da Toxina Botulínica. Entretanto, podemos citar outros nomes comerciais como Dysport, Botulifit e Xeomin!

Existem 3 subtipos da toxina: A, B e C. Para a odontologia, a toxina botulínica utilizada é do tipo A!

A Toxina Botulínica é uma neurotoxina. Em outras palavras, rugas 2a toxina botulínica atua no sistema nervoso! De uma forma mais simples e resumida, podemos dizer que tal toxina faz com que o músculo não exerça a função de “contrair”. Isso significa que ela é capaz de  paralisar o músculo da face temporariamente!

“Eu achava que o botox também fazia preenchimento!”

Essa afirmação é muito comum. Por isso, queremos esclarecer a diferença entre paralisar o músculo, para que as rugas não sejam visíveis quando os músculos são contraídos, e o preenchimento!

preenchimento-facial-acido-hialurônico-minO Preenchimento Facial é um procedimento que introduz uma substância, chamada ácido hialurôrico, para preencher as rugas, contorno labial e sulcos da face, ocupando espaços “vazios”.

O ácido hialurônico é uma substância encontrada no organismo humano, sendo suas principais funções manter a pela lisa, elástica e bem hidratada! O ácido hialurônico, com o tempo, diminui sua concentração na pele ocasionando o aparecimento natural das rugas e ressecamento. De uma forma também simplificada, podemos dizer que o ácido pode ser aplicado diretamente na pele, após ser extraído do organismo humano e ter passado por um processo de purificação, para preencher e/ou repor volumes na face.

Por isso, afirmamos que o botox e o preenchimento são tratamentos estéticos diferentes que muitas vezes se complementam!

O que o seu dentista tem a ver com botox ou preenchimento facial?

Uma resposta simples para uma pergunta polêmica: o profissional da odontologia é  responsável pelos músculos da mastigação, articulações e tecidos faciais! Como resultado disso, o dentista é o profissional mais qualificado para aplicar uma anestesia local, quando necessário, para a realização do tratamento! Eis um grande benefício em fazer o tratamento com o profissional da odontologia!

Várias são as situações para que os pacientes queiram tratamentos estéticos da face: “pés de galinha”, testa franzida, estética das sobrancelhas, linhas de expressão da testa, olhares profundos e olheiras, bochecha murcha, bigode chinês, entre outras possibilidades. Por serem injetáveis, a confusão mais frequente é achar que o mecanismo de ação da toxina botulínica e do preenchimento é o mesmo, mas não é. Agora você já entendeu! 😉

No preenchimento facial, substâncias orgânicas ou inorgânicas são injetadas na pele para preencher rugas, corrigir sulcos ou aumentar partes do rosto. Pode ser realizado em consultório e o efeito dura aproximadamente um ano, pois a maioria dos produtos é reabsorvida pelo organismo, como é o caso do ácido hialurônico. Já a toxina botulínica atua relaxando os músculos e é indicada para tratar as rugas formadas pelas expressões faciais.

Para receber mais informações para umprograma-sorriso-marca-de-estrela sorriso de estrela, basta clicar na imagem e começar a fazer parte de uma lista especial!

Grande abraço a todos e até o próximo artigo! <3

2 comentários em “Botox ou Preenchimento? Entenda as diferenças.

  1. Esse preenchimento, só é para área do rosto, ou funciona para outras parte do corpo.

    1. Dom Odontologia disse:

      Olá Mary! É possível realizar o tratamento em outras parte do corpo sim. Entretanto, na odontologia, a prática é restrita à face. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *