Quando ir ao dentista?

Junto com a maternidade e paternidade nasce a necessidade de saber como cuidar do novo bebê que em breve chegará trazendo muitas alegrias e também responsabilidades. Não é verdade?

São vários os cuidados que precisamos ter para garantir a saúde, da gravidez até o fim da vida! Com a saúde bucal não é diferente! Por isso, resolvemos escrever esse artigo para você que quer se informar sobre a melhor conduta para garantir muitos sorrisos (saudáveis). Vamos lá? 😉

Saúde bucal na gravidez

A gestação é um momento super especial que merece atenção, não apenas com o corpo, mas também com a saúde bucal. Por isso, além da nova mamãe fazer consultas com o obstetra, deve incluir em sua agenda um pré-natal odontológico.

O pré-natal odontológico deve começar junto com os cuidados do pré-natal. Na consulta com o dentista, será estabelecida a frequência das visitas de acordo com as necessidades de cada gestante.

Caso seja constatada a necessidade de um tratamento odontológico, o profissional deve seguir os protocolos de segurança. Na maioria dos casos, o período ideal para tratamento é no segundo trimestre da gestação.

Mais do que garantir a saúde bucal, o dentista pode contribuir com mudanças na dieta que garantam hábitos saudáveis de alimentação para promover a saúde da criança. É por isso que com segurança afirmamos que o pré-natal odontológico é capaz de aumentar a qualidade de vida para a mãe e para o filho!

Quando o bebê deve ir ao dentista

Os dentinhos do bebê geralmente começam a aparecer a partir dos seis meses de idade. Nesse período é muito importante fazer a visita ao dentista, mesmo que seja para uma conversa inicial.

É normal a criança chorar, sentir coceira na gengiva ou outros desconfortos comum com o nascimento dos dentes de leite. O dentista poderá orientá-lo quanto à melhor conduta.

Além disso, a consulta ao dentista a partir do surgimento dos primeiros dentinhos é importante porque mesmo aparecendo apenas as “pontinhas”, podem apresentar cáries.

O hábito saudável deve ser promovido desde cedo e a escolha do profissional capacitado é fundamental. Recomendamos a busca por um odontopediatra para que efeitos traumáticos sejam minimizados. O odontopediatra possui a formação adequada para promover um ambiente acolhedor e amigável para o seu “pequeno”. 

A importância de levar as crianças ao dentista

É importante lembrar que os dentes de leite são responsáveis por direcionar o caminho dos dentes permanentes e por isso todo o cuidado é necessário!

Uma vantagem de iniciar os cuidados bucais cedinho é que a criança vai acostumando com o ambiente, com os dentistas e com os procedimentos. Se na primeira consulta a criança já apresenta uma cárie, ela será submetida ao tratamento odontológico para restauração. Muitas vezes, a visita não acontece no período ideal e a criança pode acabar precisando tratar um canal ou mesmo extrair o dente.

Planejar e promover a prevenção será sempre a melhor decisão! A visita regular ao dentista na infância é uma prova de amor!

Você pode ler mais sobre os dentes de leite clicando AQUI.

E na adolescência, quando ir ao dentista?

Entre os 16 e 20 anos pode-se observar o aparecimento dos “dentes do juizo” ou dentes do siso. Nessa fase também é super importante visitar o dentista e pensar no planejamento das possíveis extrações.

Para saber tudo sobre os dentes do siso, clique AQUI.

Com que frequência você deve ir ao dentista?

Se formos pensar nas melhores práticas e na prevenção, o recomendável é a visita ao dentista a cada 6 meses para um check-up e limpeza profissional.

Não sendo possível, ao menor sinal de dor, sangramento e/ou desconforto, agende uma consulta! 😉

Gostou do artigo? Comente e compartilhe!

Grande abraço e até o próximo artigo!

 

Se quiser receber dicas e informações sobre como ter um sorriso cada vez mais saudável, basta clicar na imagem. A Dom produz conteúdo regularmente para as pessoas que se inscrevem no programa. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *